segundo seminário de formação transnacional

segundo seminário de formação transnacional

Encontro internacional no Porto sobre o projeto GOOD WOOD da Comissão Europeia

Realizou-se no Porto, Portugal, um encontro transnacional dos parceiros do projeto GOOD WOOD da Comissão Europeia, que tem como objetivo estimular o diálogo eco-social no setor da exploração madeireira e de processamento de madeira em resultado da introdução da economia circular. Representantes do BCCI, do Bulgarian Furniture Cluster e do Podkrepa LC participaram do evento pelo lado búlgaro.

O foco da discussão foi a introdução acelerada da economia circular no setor, a reciclagem dos resíduos do processamento da madeira e como essas novas tendências devem se refletir no diálogo social para que se torne um diálogo eco-social "verde". A ideia lançada pelos participantes foi incluir ecocláusulas nos acordos coletivos do setor.

Foi unanimemente acordado que é necessária uma política orientada sustentável para acelerar a introdução da economia circular no setor da madeira, bem como em outros setores da economia.

Foi dada especial atenção às implicações da economia circular para empregadores e empregados, bem como à forma como afetará as suas relações. A economia circular impõe novas demandas aos gerentes e trabalhadores. Espera-se que os primeiros introduzam mudanças na organização e gestão da produção. Os trabalhadores, por sua vez, precisam adquirir novas habilidades e qualificações. Espera-se que ambas as partes mudem sua forma de pensar e sua atitude em relação ao processo produtivo, à sociedade e à natureza.

O projecto é acompanhado directamente pela CE e outras instituições europeias, cujos representantes participarão na sua conferência final.

Foram realizadas visitas cognitivas ao Instituto de Pesquisas da Universidade de Guimarães, onde são criados novos produtos a partir da reciclagem de biorresíduos e biomassa, e também a uma marcenaria do grupo VICAIMA, onde foi demonstrada a aplicação prática do ecodesign.

www.goodwoodproject.eu 

https://www.infobusiness.bcci.bg/article/21459