O terceiro seminário transnacional do projeto "Good Wood" foi realizado em modo virtual. A Câmara de Comércio e Indústria da Bulgária acolheu o evento, que reuniu cerca de 60 participantes da Bélgica, Bulgária, Itália e Portugal.
O presidente do BCCI, Tsvetan Simeonov, disse que os parceiros do projeto criaram uma excelente cooperação e rede de trabalho entre organizações, graças às quais, as metas estabelecidas no início foram alcançadas, sendo: o reforço do diálogo social, reorganização da produção e gestão nos setores de extração e processamento, tanto a nível nacional como da UE.
Annalisa Guidotti, Diretora de Comunicação e Relações Internacionais da Confederação Italiana das Pequenas e Médias Empresas, destacou que a economia circular, tema principal do projeto, é a chave para o sucesso das PMEs e a realização pessoal de quem trabalha no setor.
O tema do seminário - “O papel da formação na criação de emprego na UE” foi debatido por especialistas da Bulgária, Itália e Bélgica. As questões relacionadas com os sub-tópicos foram também discutidas: mercado de trabalho, formação de trabalho, abordagens inovadoras, formação nos setores de extração de madeira, etc.
Asen Angelov, especialista búlgaro, apresentou as principais tendências do mercado de trabalho no setor da exploração madeireira e de processamento de madeira no país, fortemente influenciadas pelas mudanças a nível europeu. Segundo ele, estes setores chegaram ao limite da empregabilidade e o potencial de contratação de mais trabalhadores é muito pequeno. Os lugares de emprego são caracterizados pela força física predominante, alguma mecanização, mas fraca automação. Angelov observou que o aumento do emprego pode ser esperado em subsetores como tratamento de materiais secundários, reciclagem e tratamento de resíduos de extração de madeira, etc. As principais conclusões que foram tiradas para o futuro dos setores de madeira são:
A ênfase será colocada na sustentabilidade e ecodesign de produtos de madeira. A reutilização dos produtos e dos materiais de que são feitos será aplicada cada vez mais. É necessária uma seleção mais cuidadosa das matérias-primas. As matérias-primas e materiais devem ser substituídos por outros mais sustentáveis. Novos requisitos para novas habilitações na contratação de trabalhadores. A divergência e distância entre os empregos criados e os perdidos continua. São necessárias políticas comuns para atender às necessidades dos setores de extração e processamento de madeira com pessoal qualificado e com novas habilitações. Ivaylo Tsochev, chefe da empresa búlgara Wero Waste, apresentou várias maneiras criativas de reduzir o desperdício. Genoveva Hristova, responsável pelo Cluster do Mobiliário da Bulgária, também participou no evento apresentando alguns aspectos do setor do mobiliário da Bulgária, bem como a importância da formação, aumentando a qualificação dos seus colaboradores e oportunidades de emprego. Ressaltou que o cluster busca apresentar ao setor uma nova visão que atraia os jovens a trabalhar identificar-se com o setor. Os parceiros da LC Support também apresentaram sua experiência em termos de formações voltadas para a sustentabilidade. Marguerite Micheli, representante da Confederação Europeia da Indústria de Madeira e Mobiliário, apresentou uma visão geral do Acordo Verde e o que ele significa para as empresas, assim como para as organizações de apoio às empresas e trabalhadores.
Os resultados do projeto Good Wood também foram brevemente apresentados, durante o evento, por Isabella Condino, gestora do projeto. Os parceiros concentraram-se em encontrar boas práticas ecológicas no setor de madeira e mobiliário, retirados da análise dos mercados dos seus países, conversas com stakeholders e recomendações recolhidas nos vários eventos realizados.
O evento final do projeto Good Wood, organizado pela Confederação Europeia das Indústrias da Madeira, Cei-Bois, está previsto para 9 de dezembro de 2020 em formato virtual. Informações adicionais sobre o evento podem ser encontradas em breve aqui: