O terceiro seminário nacional na Bulgária

O terceiro seminário nacional na Bulgária

O terceiro seminário nacional na Bulgária

O mercado de trabalho, os processos produtivos e a gestão no setor da madeira estiveram em foco no terceiro seminário nacional, realizado na Bulgária, no âmbito do projeto Good Wood.

A Câmara de Comércio e Indústria Búlgara organizou o terceiro seminário nacional do projeto Good Wood. O projeto, direcionado à promoção do diálogo social no setor da madeira e mobiliário, deverá estar terminado no final do ano de 2020, tendo já alcançado resultados de enorme valor para as empresas e organizações ativas no setor. A promoção da economia circular está, também, no âmbito do projeto.

O tema do seminário foi “O mercado de trabalho, a produção e a gestão no setor da madeira e mobiliário''. Desafios em 2020”.

Asen Angelov, especialista do setor, explicou as peculiaridades das negociações laborais e do mercado de trabalho no setor, tendo enfatizado o facto de o mesmo ter atingido a sua capacidade de empregabilidade. Ao mesmo tempo, algumas atividades de exploração florestal e processamento da madeira requerem elevada força física. Nesse âmbito, já foi introduzida alguma mecanização nestes setores, na Bulgária, mas o estado de automação é, ainda, muito baixo.

Os desafios para o mercado de trabalho num ano difícil como 2020 também foram discutidos. Os participantes no evento - associações patronais, sindicatos e empresas, discutiram as alterações esperadas para este setor. Estas estão relacionadas com a necessidade de promover a adoção de tecnologias mais verdes, a reutilização de materiais e recuperação de produtos usados, no sentido de alcançar uma maior circularidade no uso dos recursos. Finalmente, foram também abordadas, as novas competências que empregadores e trabalhadores deverão adquirir no sentido de estabelecer uma transição suave para um novo paradigma produtivo.