Good Wood, o primeiro seminário nacional realizado no Porto
No dia 19 de julho de 2019, a AIMMP realizou o primeiro seminário nacional (no âmbito do Projeto Good Wood) sobre o tema “A importância de meios alternativos de adquirir conhecimento para melhorar a competitividade e as tendências de mercado”. O evento contou com a presença de mais de 40 participantes em representação de: empresas do setor madeireiro; empresas de design de móveis; organizações de empregadores; organizações de trabalhadores; centros de formação profissional; e outros representantes.
A apresentação oficial do seminário foi feita pelo Dr. Vítor Poças, presidente da AIMMP, sublinhando o reforço que o papel do diálogo social deve desempenhar na promoção da competitividade das empresas, bem como a importância da adaptação da produção às tendências de consumo. Em seguida, o Prof. Dr. António Cruz Rodrigues falou sobre as tendências de consumo e a importância de desenvolver uma indústria capaz de responder com eficácia a novos desafios.
O Dr. Pedro Trindade apresentou a seguir o projeto Good Wood, destacando as boas práticas que devem ser seguidas e que estão atualmente a ser discutidas pelos parceiros envolvidos no projeto. O papel do diálogo social como meio de melhorar o desenvolvimento dos recursos humanos na indústria da madeira também foi mencionado.
À tarde, o Prof. Cruz Rodrigues e o Arq João Coutinho realizaram um seminário sobre Observatório de Mercado e Tendências do Consumidor. João Coutinho, destacou as principais tendências a nível europeu, considerando uma economia mais verde e como responder às necessidades de uma economia circular. Todos os participantes receberam o folheto informativo do projeto Good Wood e alguns materiais sobre o diálogo social e ações de formação.